Entrega de donativos foi nesta quarta-feira, 5 de dezembro, Dia do Voluntário Como parte das ações pela implantação da jornada de seis horas por dia no Poder Judiciário, o Sindicato da categoria realizou a entrega, nesta terça-feira, 5, de 150 litros de leite longa-vida para a Creche Aconchego da Vó Maria, que atende a mais de 100 crianças no bairro Lagoa, na zona Leste de Porto Velho. O leite foi doado pelos trabalhadores, que vestiram a camiseta da campanha e promoveram essa ação social. A campanha foi lançada há menos de um mês, durante assembleia dos trabalhadores que discutiu as medidas para implantação da jornada de seis horas por dia, entre as quais, a adoção de ações de voluntariado e solidariedade, como o apoio dado à essa creche, que além de aconchego de vó, serve refeições, dá complementação escolar e atenção para todos que se achegam aos cuidados da Vó Maria. A mobilização foi divulgada pelo site do Sinjur e pelas redes sociais. Uma camiseta com a logo em defesa da jornada de seis horas foi trocada por um litro de leite. A manifestação é em defesa desse direito dos trabalhadores, que são uma das raras categorias no Serviço Público de Rondônia que ainda não trabalham em horário corrido, como as secretarias dos Centro Político-Administrativo (CPA), que funcionam das 7h30 às 13h30. Ao receber as doações, Vó Maria, mantenedora do projeto social, agradeceu aos doadores e se solidarizou com a categoria.
Valor social Agregada a essa causa, por isonomia e mais qualidade de vida, para os servidores, e nos serviços, para os cidadãos, os trabalhadores, ao escolher o local da doação chamam a atenção da sociedade rondoniense para uma importante questão, que é a primeira infância. Segundo a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, “a conta é simples. Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado. E floresce uma sociedade com os mesmos valores”. Por isso valorizar e dar auxílio na manutenção de espaços como o da Vó Maria são um alerta para todos de que existe uma demanda social nesse aspecto. Caso não seja efetivado o cuidado necessário, as consequências podem ser sentidas no futuro. Entre os muitos desafios, as pesquisas revelam que um deles é obter uma vaga na creche, visto que entre as mais vulneráveis, apenas 14% conseguem acesso. Ou até mesmo de ser prejudicado por políticas públicas que não colocam a criança de até 6 anos como prioridade.
Luta por igualdade Para a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, a mobilização e as ações sociais feitas pelos trabalhadores demonstram como são engajados e comprometidos os trabalhadores da Justiça. A presidente defende que o servidor público do TJRO tenha isonomia com relação aos demais servidores estaduais. Atualmente, além de aguardar o resultado do julgamento de ação direta de inconstitucionalidade movida pela Procuradoria do Estado no TJRO contra a EC 130/2018, o Sinjur mantém conversação com a Administração para análise de estudo técnico e projeto piloto para implantação da jornada de seis horas por dia.
Dia internacional do voluntário Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, a data escolhida pelo Sinjur para fazer a entrega de leite e outros donativos arrecadados. Assim como a própria comandante do projeto, muitos voluntários atuam nesses projeto social, num ambiente de simplicidade e muito carinho. Para o Sinjur, representar os trabalhadores que fazem parte dessa doação é uma satisfação e ato simbólico de tudo aquilo que os profissionais do Judiciário ainda podem fazer pela sociedade, além do trabalho diário, a partir de uma jornada que proporcione o engajamento em questões sociais relevantes. A entrega da doação foi feita pelo diretor administrativo Ricardo Paraízo e pelo diretor de comunicação, Adriel Diniz, encerrou a primeira etapa da campanha na capital. A comarca de Buritis também realizou ação solidária.