PORTO VELHO, RO - Começou nessa segunda-feira (13), o curso “Constelações Familiares”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e realizado no auditório do Sinjur, em Porto Velho. O programa objetiva aprimorar a qualidade de vida de servidores e magistrados do Poder Judiciário de Rondônia e tem o apoio do Sinjur, que sediará os oito módulos da formação.
O primeiro módulo foi realizado nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h e trouxe como tema “Introdução à Origem das Constelações Familiares; Surgimento, aplicação”, ministrado por Décio Fábio de Oliveira Júnior.
A formação contará com oito módulos presenciais, que serão aplicados por especialistas, com metodologia participativa, utilizando-se de recursos como jogos psicodramáticos, sociodrama, estratégias de dinâmicas grupais, assimilações de modo a favorecer a participação e a expressão de sentimentos, a interação e o compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
“Esse programa é um convite para que o magistrado e servidor possam olhar para si e se permitir observar de que forma está atuando, se é como expectador atento ou apenas vivendo”, diz a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, que participa do evento.
“A saúde emocional é importante para que qualquer ser humano possa desenvolver suas habilidades em todas as esferas dos relacionamentos: quer seja familiar, social e organizacional", diz o diretor de finanças, Rafael Ricci, que também participa do curso.
O objetivo, ao final do programa, é de que o participante esteja apto a uma percepção mais efetiva de si, de sua origem, ter maior compreensão de si e de sua própria experiência de vida, bem como ser capaz de uma atuação mais humanizada em determinadas instâncias e clareza no contexto de determinados fatos da vida em sociedade.