Já parou pra pensar se você é realmente independente?
Pensa bem.
Veja, quando eu saí da casa dos meus pais eu achava que estava me tornando independente, pois não teria mais que dar satisfações à eles. Eu já trabalhava há algum tempo e recebia um salário razoável para a época, mas sabe como é morar com os pais, né?
Mal sabia eu o quanto estava iludida! Menos de 12 meses depois eu percebi que embora não dependesse mais dos pais, estava totalmente dependente do dono da faculdade onde eu dava aulas.
Qualquer decisão que ele tomava sobre os benefícios que nós, professores, recebíamos, impactava profundamente as minhas escolhas.
E o medo que senti quando começaram a dizer que ele ia vender a faculdade? De uma hora pra outra eu poderia ficar sem salário.
Só teve uma coisa que me ajudou a ficar tranquila e me sentir livre até pra contrariar uma decisão superior: a reserva de dinheiro que fui acumulando aos poucos e com muito sacrifício. Formei uma reserva financeira que foi muito útil quando saí da faculdade e mudei de cidade para começar uma nova trajetória profissional.
E você? Já tem sua reserva para garantir uma vida mais tranquila e menos dependente? Se ainda não tem, saiba que nunca é tarde para começar, e quanto antes você der o primeiro passo, mais rápido terá resultados.