SINJUR

RETROSPECTIVA – RELEMBRE AS REALIZAÇÕES DO SINJUR NO DECORRER DO ANO DE 2.022

31/12/2022 31/12/2022 15:39 5 visualizações

Sempre no final de cada ano, o SINJUR divulga o balanço das atividades planejadas e executadas no decorrer do período doze meses, e também faz uma reflexão do saldo que alcançou e dos equívocos eventualmente cometidos, tudo no afã de dar o melhor de seu esforço, para garantir conquistas e trilhar novos e mais acertados caminhos no ano seguinte.

Nesta retrospectiva de 2.022 a Diretoria desfila nas linhas abaixo um rosário de conquistas, a despeito de todos os percalços encontrados no caminho.

A exemplo do ano anterior, 2.022, foi mais um ano difícil para a classe trabalhadora, embora isso já se desenhasse desde a posse do atual mandatário que está deixando o poder.

Foram diversas as investidas no âmbito governamental e em diferentes níveis de governo, que retiraram direitos dos servidores, reduziram conquistas e fragilizam a atuação sindical.

Mesmo assim, o SINJUR continuou de cabeça erguida, enfrentou as adversidades com muita luta e resistência e o resultado foram expressivas vitórias alcançadas no decorrer deste período.

Com planejamento e diligências o Sindicato iniciou 2022 da melhor forma:

JANEIRO: - No início da nova gestão do PJ/RO, a Diretoria do SINJUR se antecipou e logo se reuniu com os novos gestores do Tribunal e entregou a pauta de reivindicações dos trabalhadores. https://www.sinjur.org.br/sinjur-se-reune-com-nova-administracao-do-tj-e-apresenta-pauta-de-reinvidicacoes-para-este-ano-011/

Já no dia 13/01, os diretores do Sindicato se depararam com o primeiro impasse do ano:

A estrutura física do prédio-sede completamente desgastada. O prédio apresentava uma série de irregularidades estruturais de construção, fato que punha em risco a vida e a segurança de todos, e foi preciso agir com rapidez e habilidade para sanar o problema.

De pronto, foi iniciada uma reforma no visando a humanização do ambiente e a qualidade e segurança dos associados.

No dia 15/01, a diretoria em ação, convocou Assembleia Geral Extraordinária que teve como pauta a Apreciação/deliberação para autorizar propositura de ação judicial em face do valor depositado no fundo de greve, cuja assembleia se realizou no dia 28.

https://www.sinjur.org.br/convocacao-sinjur-para-assembleia-extraordinaria-a-ser-realizada-sexta-feira-28/ FEVEREIRO:

Em fevereiro, o SINJUR em pleno exercício de cidadania, se engajou e convidou todos para irem à luta por justiça social, para garantir o fim das desigualdades.

https://www.sinjur.org.br/20-de-fevereiro-dia-mundial-da-justica-social-011/

Prosseguindo sua jornada. Em 11 de fevereiro, após aprovação pelo Senado Federal, o SINJUR foi a luta em Brasília, em parceria com a Fenajud, pela manutenção da contagem de tempo de serviço durante a pandemia, aos servidores do judiciário.

O texto altera a Lei Complementar 173/2020, que suspende para os servidores essa contagem no período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

https://www.sinjur.org.br/sinjur-na-luta-pela-manutencao-da-contagem-de-tempo-de-servico-durante-a-pandemia-aos-servidores-do-judiciario/#prettyPhoto

MARÇO:

No mês de março, ainda no dia 08, a Diretoria do SINJUR prestou homenagem as mulheres pelo seu dia, principalmente aquelas que se dedicam de corpo e alma para que o povo rondoniense sempre possa contar com uma justiça de qualidade e ao alcance de todos.

https://www.sinjur.org.br/salve-08-de-marco-dia-consagrado-a-mulher-055/

No mesmo mês de março, no dia 25, foi a vez do SINJUR prestigiar a classe dos oficiais do justiça, responsável pela formatação do ato jurídico, cuja categoria também foi homenageada no seu dia.

https://www.sinjur.org.br/salve-25-de-marco-dia-do-oficial-de-justica-011/

Ainda em março, a Diretoria do SINJUR, após análise e ponderações de sua assessoria, Benevitae Administradora, se reuniu com a Diretoria da Unimed Porto Velho, para negociar o reajuste dos planos de saúde UNIMED/SINJUR que entrou em vigor a partir de Abril/2022.

Após exaustivas negociações, a Diretoria conseguiu uma redução significativa do reajuste proposto inicialmente em todos os planos, especificamente no Contrato 6800, saindo de um reajuste na proposta inicial de 47,46%, para 16,00% na proposta final, significando dizer que logrou uma redução de 66,29% no índice do referido contrato, mantendo à disposição de seus filiados um plano com ótimo custo-benefício, levando em consideração suas características e abrangência.

https://www.sinjur.org.br/informe-sobre-reajuste-anual-dos-planos-de-saude-unimed-x-sinjur/

No dia 16 de março o SINJUR soltou nota para dirimir quaisquer dúvidas sobre reajuste salarial e fez ver que sua história nos últimos cinco anos, está ligada na incansável luta em favor dos interesses dos servidores, na valorização salarial, e na defesa das condições de trabalho e da manutenção do serviço público.

https://www.sinjur.org.br/nota-de-esclarecimento-a-verdade-dos-fatos-sobre-o-reajuste-salarial/

Em 19 de março, a Diretoria do SINJUR num gesto de cidadania e humanidade, abraçou uma campanha solidária, concitando servidores, sindicalizados e colaboradores, para doação de sangue para abastecer a Fundação Hemeron.

https://www.sinjur.org.br/sinjur-promove-campanha-solidaria-de-doacao-de-sangue-e-conclama-servidores-do-poder-judiciario-56/

No dia 25 de março, membros da Diretoria do SINJUR foram a Brasília para participar da manifestação em defesa da PLP 04/22. Na sequência, foi iniciado um trabalho de convencimento dos parlamentares, dentro do próprio Senado Federal, visando a aprovação da proposta.

Gislaine Caldeira, coordenadora da FENAJUD, Norte, visitou o gabinetes e dialogou com os senadores e senadoras em busca de retorno positivo para toda a categoria.

https://www.sinjur.org.br/atuacao-em-defesa-do-plp-04-22-continua-em-brasilia/

ABRIL:

No dia 14, o SINJUR informou aos seus sindicalizados que TJ/RO, abriu consulta pública para elaboração do Orçamento 2023 e destacou o modelo da consulta pública como instrumento democrático, que possibilita a participação da sociedade, de colaboradores, magistrados e servidores das instituições componentes do sistema de justiça, de órgãos públicos, de organizações públicas e privadas.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-30-tribunal-de-justica-abre-consulta-publica-para-elaboracao-do-orcamento-de-2023/

Em abril, inconformada com as regras contidas no Ato 485/2020-PR, no qual impunha aos trabalhadores do Judiciário a compensação de banco de horas contraído durante o período da pandemia, a Diretoria do SINJUR fez gestões junto à direção do PJ/RO, para revogação desse ato e conseguiu reverter.

https://www.sinjur.org.br/diretoria-do-sinjur-comemora-revogacao-do-ato-que-prejudicava-servidores-que-nao-se-adequavam-ao-regime-de-teletrabalho-durante-a-pandemia-011/ MAIO: No dia primeiro de maio o SINJUR comemorou o dia do trabalhador, reverenciando os abnegados servidores que fazem a máquina pública funcionar. https://www.sinjur.org.br/primeiro-de-maio-dia-de-luta-e-vigilancia-mensagem-do-sinjur-aos-sindicalizados/

Na primeira semana de Maio a diretoria do SINJUR participou de sessão do pleno da corte que garantiu a aprovação reajuste salarial de 2%, totalizando no ano a cifra de 6,5% de reajuste de perdas inflacionárias.

Aprovação foi provocada pelo sindicato em diversas gestões junto a presidência do PJ/RO. 

https://www.sinjur.org.br/informativo-sinjur-sobre-recomposicao-salarial-011/

No dia 11 de maio a Diretoria do SINJUR marca um tento memorável. Por meio do Requerimento Nº 903 / 2022 – SINJUR/TJRO, solicitou que seja proporcionado às servidoras lactantes, após o fim de sua licença-maternidade, horário especial de trabalho, sobretudo àquelas que desempenham suas funções presencialmente, pelo período de até 18 (dezoito) meses após o fim da licença maternidade; dando ainda, a estas, a possibilidade de optar pelo desenvolvimento de suas atividades na modalidade teletrabalho/home office. O assunto foi deferido pela Presidência.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-36-diretoria-do-sinjur-comemora-nova-conquista-em-prol-de-seus-sindicalizados/

Em 13 de maio a capital de Rondônia foi sede do Primeiro Encontro Fenajud/Norte/Nordeste, com delegações vindas de vários estados da Federação. O evento foi um sucesso.

Para a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, foi uma honra a capital de Rondônia ser escolhida para sediar um Encontro dessa magnitude e importância, e receber os ilustres convidados das regiões norte e nordeste do país.

https://www.sinjur.org.br/i-encontro-da-fenajud-em-parceria-com-o-sinjur-realizado-em-porto-velho-foi-aberto-com-sucesso-011/ https://www.sinjur.org.br/sinjur-sedia-nesta-sexta-feira-em-porto-velho-i-encontro-norte-e-nordeste-da-fenajud/

Em 15 de maio o SINJUR não deixou a data passar em branco e homenageou as assistentes sociais destacando seu trabalho no protagonismo de acolher quem dos seus préstimos necessita.

https://www.sinjur.org.br/salve-15-de-maio-dia-do-assistente-social-mensagem-do-sinjur-011/

O SINJUR no mês de maio ainda fez parceria com o TJ/RO, na realização do Projeto “Educação Financeira” com a realização de Palestras sobre o Poder da Gratidão.

https://www.sinjur.org.br/tj-retoma-projeto-educacao-financeira-e-em-parceria-com-o-sinjur-realiza-palestras-sobre-o-poder-da-gratidao-025/

JUNHO:

No dia 05 de julho o SINJUR participa de mais uma ação filantrópica em parceria com A ASSEJUV – Associação dos servidores do Judiciário de Vilhena, com apoio da Associação dos oficiais de justiça AOJUS.

Para tanto, foi feita uma (RIFA) – entre amigos - com sorteio de uma bicicleta modelo Cairu, quadro 19, de cor verde, a fim de angariar recursos para auxiliar no tratamento da servidora Odeneide Godinho, e da menor Esthefani, filha do servidor Ronaldo Soares.

https://www.sinjur.org.br/assejuv-promove-acao-filantropica-para-custeio-de-tratamento-de-saude-de-servidores/

Em 17 de julho é o dia do servidor público aposentado.

Atento à importância da data, a diretoria do SINJUR, carinhosamente, preparou um dia de lazer destinado aos seus filiados, por meio do Projeto Terapia Comunitária.

Na programação, cuidadosamente preparada, um mergulho na nossa história com passeio turístico guiado ao Museu Rondon, tendo como final um maravilhoso passeio de barco pelas belas águas do Rio Madeira, com a apreciação do esplendoroso pôr do sol.

https://www.sinjur.org.br/projeto-de-terapia-comunitaria-desenvolvimento-terapeuta-comunitaria-orquidea-monteiro-sousa-e-colaboradora-do-projeto-a-assistente-social-beatriz-helena/

No dia 22 de junho o Conselho Fiscal aprovou, por unanimidade, as contas da Diretoria do Sinjur. Uma espécie de reconhecimento pelo trabalho diuturno em favor de seus filiados.

https://www.sinjur.org.br/prestacao-de-contas-da-gestao-integracao-foi-aprovada-por-ampla-maioria/

Sempre atendo as necessidades e o bem estar dos servidores aposentados a diretoria do SINJUR acertou com a Banca que presta serviço ao sindicato para tirar dúvidas desses ex-servidores presencialmente que desejam análise sobre a possibilidade isenção do Imposto de Renda.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-38-atendimento-aos-servidores-aposentados-sobre-isencao-do-imposto-de-renda-lei-7-713-1988-011/

JULHO:

Em 19 de julho, os diretores do SINJUR receberam com indignação a concessão parcial de direito dos servidores que trabalharam em home office na pandemia, e foi a luta e conseguiu reverter.

Em sessão realizada na segunda-feira (18/07/2022), o Tribunal Pleno deu provimento parcial ao Mandado de Segurança número 0811058-46.2021.8.22.0000, impetrado pelo SINJUR, cassando definitivamente a determinação da Administração anterior do TJRO, de descontar dos servidores os valores que eventualmente receberam relativos a adicionais de insalubridade e periculosidade, no período de 01.03.2021 até 26.07.2021.

https://www.sinjur.org.br/diretoria-do-sinjur-recebe-com-indignacao-concessao-parcial-de-direito-dos-servidores-que-trabalharam-em-home-office-na-pandemia-011/

Em 25 de julho o SINJUR lançou edital informando aos sindicalizados sobre a realização do XII Consinjur – Congresso dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia, e da abertura das inscrições para participação de congressistas no período de 25/07/2022 à 29/07/2022.

https://www.sinjur.org.br/abertas-as-inscricoes-para-xii-congresso-dos-trabalhadores-no-poder-judiciario-do-estado-de-rondonia-consinjur-011/

Em 27 de julho o SINJUR abre Inscrições que foram até 05 de agosto, para o I Torneio de Futebol Society e Voleibol na Associação dos Oficiais de Justiça.

https://www.sinjur.org.br/inscricoes-para-o-i-torneio-de-futebol-society-e-voleibol-do-sinjur-na-associacao-dos-oficiais-de-justica-terminam-em-05-de-agosto-011/

AGOSTO:

Em 17 de agosto o SINJUR participou de importante seminário com base na Resolução 343/2020, do Conselho Nacional de Justiça, que garante um olhar diferenciado para servidoras e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou ainda que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição.

A palestra teve a participação do juiz Flávio Henrique de Melo, membro do TJ/RO.

https://www.sinjur.org.br/sinjur-parabeniza-participantes-do-seminario-que-teve-como-tema-resolucao-343-do-cnj-011/

Depois de árdua Luta do SINJUR o presidente do PJ/RO cria a comissão para analisar o PCCS dos servidores.

Luta antiga, encampada pela atual Diretoria do Sinjur, o Plano de Cargos e Salários finalmente teve andamento.

O assunto estava sob análise da Presidência do PJ/RO que, por meio da Comunicação Interna – CI Circular nº 1 / 2022 – GGOV/PRESI/TJRO, datada em 18/08, em atendimento à solicitação feita pelo SINJUR, determinou a criação de uma comissão com fins de revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos(as) Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

https://www.sinjur.org.br/depois-de-ardua-luta-do-sinjur-presidente-do-pj-ro-cria-comissao-para-analisar-pccs-dos-servidores/

Em 19 de agosto SINJUR traz ao conhecimento de todos o Regimento Interno do XII Consinjur e os convida para propor as alterações necessárias. O evento foi na cidade de Ji-Paraná-RO.

O tema deste ano foi a “Alteração Estatutária Desafio do Movimento Sindical: Diante Das Perdas de Direitos Trabalhistas a Necessidade do Fortalecimento da Formação e Ação Política”.

De 26 a 27 de agosto, membros da Diretoria do SINJUR se deslocaram até a cidade de São Luiz –MA, para participar do II Encontro Norte da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). Entre os debates e palestras, o grupo traçou pautas em defesa da categoria, para execução nos meses seguintes.

https://www.sinjur.org.br/vii-encontro-norte-da-fenajud-discute-pautas-e-encaminha-propostas-em-defesa-da-categoria-011/

SETEMBRO:

No período de 04 a 06 de setembro, a cidade de Ji-Paraná, situada na região central do Estado, sediou o XII Encontro do CONSINJUR.

O evento que é realizado a cada três anos, em Rondônia foi modelo de sucesso para os demais sindicatos congêneres.

https://www.sinjur.org.br/cidade-de-ji-parana-sedia-xii-encontro-do-consinjur-neste-fim-de-semana/

Em 11 de setembro o SINJUR foi a campo para começar as negociações de reajuste do Plano de Saúde com a UNIMED, que propunha uma majoração da ordem de 40%.

Após rejeitar essa proposta, os diretores do SINJUR estiveram na sede da Empresa e no fim das negociações acabaram conquistando mais seis meses de uso do benefício, sem qualquer majoração.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-47-planos-de-saude-unimed/

No dia 13 de setembro, o SINJUR, sem se descuidar do bem estar dos aposentados, realizou uma roda de conversas que teve como objetivo geral a promoção da saúde e prevenção do adoecimento, por meio do diálogo em grupo, cuja adesão foi extraordinária.

https://www.sinjur.org.br/abertas-inscricoes-para-as-rodas-de-conversas-no-sinjur-011/

No mesmo 15 de setembro o SINJUR concitou os sindicalizados a aderirem maciçamente o Plano da Unimed, uma vez que, quanto mais adesão, melhor baratearia o custo da prestação do serviço. E foi atendido.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-48-sobre-adesao-aos-planos-de-saude-sinjur-unimed-011/

Em 26 de setembro o SINJUR engajado na luta preventiva em prol da qualidade da saúde de seus sindicalizados, promoveu o lançamento da campanha: “Por um ano todo rosa. 12 meses de prevenção ao câncer de mama”.

O evento foi um sucesso e contou com palestras com temas fundamentais para a prevenção e conscientização sobre a doença que afeta milhares de mulher.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-49-lancamento-da-campanha-por-um-ano-todo-rosa-12-meses-de-prevencao-ao-cancer-de-mama/

Ainda no mesmo dia 26, o SINJUR fechou o mês realizando uma corrida comemorativa aos 40 anos do Poder Judiciário. O evento foi realizado em parceria com a AMERON e premiou os vencedores com troféus em suas respectivas modalidades.

https://www.sinjur.org.br/ameron-em-parceria-com-sinjur-promovem-corrida-comemorativa-dos-40-anos-do-poder-judiciario-em-rondonia/

OUTUBRO:

No dia 05 de outubro a Diretoria do SINJUR convidou os associados a participarem da Assembleia de mudanças estatutárias e pediu que votassem ‘SIM’ pela modernização do Estatuto do Consinjur.

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-52-assembleia-de-propostas-de-mudancas-estatutarias/

Conforme previsto no edital 005/2022, no dia 07 de outubro, o SINJUR divulgou o resultado da Assembleia que redundou na aprovação das alterações estatutárias, nos termos do Art. 49, IV, do referido regimento.

As mudanças propostas, são oriundas do árduo trabalho desenvolvido pela Diretoria Administrativa e os Congressistas eleitos durante o XII Consinjur.

https://www.sinjur.org.br/sinjur-divulga-resultado-da-votacao-em-assembleia-para-alteracao-estatutaria-0109/

Já no fim de outubro, dia 28 – data comemorativa ao dia do servidor público, o SINJUR não deixou a data passar em branco.

Primeiro, fez um protesto contra as reformas administrativas e da previdência que retiram direitos dos trabalhadores.

Depois, comemorou com a realização de uma corrida ciclística alusiva a data com premiações que variavam de R$ 5, 3 e 2 mil reais aos vencedores das provas.

https://www.sinjur.org.br/mensagem-do-sinjur-em-comemoracao-ao-dia-do-servidor-publico-011/ NOVEMBRO:

Neste mês o SINJUR comemorou a conquista da atleta rondoniense Sofia Moreno, de 14 anos de idade, acaba de conquistar seu terceiro Campeonato Brasileiro.

Ela é filha da servidora de Ji-Paraná, Tatiana Andrade e do servidor PRETTO (Jusciley da Cunha Costa) lotado no gabinete da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cacoal.

Sofia é uma grande promessa do karatê nacional, e sonha em competir fora do país e no futuro participar de uma olimpíada.

https://www.sinjur.org.br/atleta-rondoniense-conquista-seu-terceiro-campeonato-brasileiro-neste-mes-de-novembro/

Em 09 de novembro a diretoria do SINJUR amealhou uma velha conquista para seus sindicalizados: A decisão favorável do PJ/RO no Processo Administrativo dos 89,22%.

Registre-se que este era um processo antigo, físico ainda, e os autos foram perdidos.

A Presidente Gislaine Caldeira, ao comemorar o feito disse: “Essa conquista é a consolidação do trabalho e do compromisso que a nossa diretoria tem com sua representação, que acreditou na vitória de um processo de tantos anos e tantas controvérsias”.

https://www.sinjur.org.br/diretoria-do-sinjur-comemora-decisao-favoravel-do-pj-ro-no-processo-administrativo-dos-8922/

Em 18 de novembro, a Diretoria do SINJUR negocia e consegue redução de até 75% de descontos na contração de seguro de vida da SulAmérica.

A nova opção de seguro de vida oferece as coberturas as coberturas de: - Morte Qualquer Causa - Invalidez Total ou Parcial por acidente - Seguro Funeral: - Médico na Tela Familiar e até descontos em farmácia.

https://www.sinjur.org.br/diretoria-do-sinjur-negocia-e-consegue-reducao-de-ate-75-de-desconto-na-contracao-de-seguro-de-vida-da-sulamerica/

No dia 23 de novembro o PJ/RO recebeu do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela quarta vez, o Prêmio Diamante de Qualidade.

A honraria mereceu comemoração da Diretoria do Sinjur e a presidente da entidade assim de expressou:

“Faço questão de enaltecer o corpo funcional e destaco a dedicação de todos os colaboradores individualmente.

Esse prêmio reflete que o sucesso das organizações é construído tijolo a tijolo e está, sobretudo, focado na motivação, parceria e dedicação dos todos os colaboradores.

Vocês, queridos colegas, com seus esforços, demonstram o quão nossa equipe está focada na prestação jurisdicional com excelência; é esforçada, resiliente e extremamente qualificada. Parabéns”.

DEZEMBRO:

O Sindicato, através de sua presidente Gislaine Caldeira, coordenadora do norte, iniciou o mês de dezembro acompanhando a proposta da FENAJUD que pediu ao CNJ suspensão da Resolução 481/22, que dispõe sobre novas regras do teletrabalho na justiça brasileira.

https://www.sinjur.org.br/fenajud-pede-ao-cnj-suspensao-da-resolucao-481-22-que-dispoe-sobre-novas-regras-do-teletrabalho-na-justica-brasileira/

No dia 02 de dezembro, por meio do Informe Nº 57, o SINJUR dá conhecimento aos seus sindicalizados sobre o Acordo direto com deságio de 40% para recebimento antecipado de crédito inscrito em precatórios e pediu manifestação individual de interesse no recebimento.

https://www.sinjur.org.br/infome-sinjur-no-57-acordo-direto-com-desagio-de-40-para-recebimento-antecipado-de-credito-inscrito-em-precatorios/  

Tratar o sindicalizado bem dando-lhe o conforto necessário quanto ao seu deslocamento para a capital é o lema da diretoria do SINJUR. Assim, foi iniciada a reforma do hotel de trânsito com troca do telhado e implantação de sistema de energia solar. 

Hotel já foi reaberto parcialmente e a satisfação de todos foi garantida. 

https://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-no-58-sobre-a-reforma-e-reabertura-parcial-do-hotel-de-transito-em-porto-velho/

O mês de dezembro foi coroado com uma grande conquista aos servidores do Poder Judiciário de Rondônia, por intervenção do SINJUR.

Logo após o PJ/RO conquistar pela quarta vez o prêmio ‘Diamante de Qualidade’, fato que o colocou no altar da visibilidade nacional, a diretoria do SINJUR fez gestões junto a cúpula do Tribunal, através do Requerimento 2664 (3052754) SEI 0016763-80.2022.8.22.8000 / pg., sugerindo, como incentivo, o pagamento de bonificação extraordinária aos servidores, como forma de agradecimento pelo grandioso trabalho desenvolvido e que ajudou o poder nessa grande conquista.

Após análise, a cúpula diretiva do Tribunal autorizou o pagamento de R$ 2.000,00, já quitados na folha de do mês de dezembro.

https://www.sinjur.org.br/sinjur-fecha-o-ano-obtendo-pagamento-antecipado-da-gad-programada-apenas-para-2023-referente-a-2022/