Na primeira leitura deste Domingo 14/08 - Dia dos Pais, lemos que o Profeta Jeremias foi jogado num poço de lama pela dureza das pessoas. Vamos refletir sobre isso.
O que seria este poço de lama hoje?
É O SOFRIMENTO que causamos a nós mesmos e causamos aos outros com no caso de Jeremias.
Todo tipo de sofrimento é um poço de lama. O filho pródigo caiu num chiqueiro, um poço, um curral de lama suja e fétida que ele mesmo buscou.
Já José do Egito filho de Jacó, foi jogado num poço pelos seus irmãos porque sentiam ciúmes dele por ser mais querido pelo Pai.
Na vida teremos algum tipo de sofrimento.
A missão de um Pai é ajudar seu filho a não cair nesses poços de sofrimentos principalmente no poço das drogas, no poço da depressão, do poço do vazio, no poço do suicídio.
É preciso LIDERANÇA. Todo pai deve ser o bom pastor. Alguns pontos.
1 – EDUCAR-SE PARA EDUCAR SEU FILHO. Todo Pai é um educador e deve educar-se para poder ajudar seus filhos. Mas infelizmente muitos Pai CAVAM O PRÓPRIO POÇO DE SOFRIMENTO, constroem o próprio chiqueiro e não conseguem mais sair.
Se esquecem de Deus, da oração, da Igreja e buscam somente o caminho do mundo material, bebida, comida, sexo e prazeres sensoriais e caem no poço das doenças, dos remédios, do vício, do abandono, da separação, da rua, das marquises e não conseguem mais sair.
Falta uma mão para LEVANTÁ-LOS. Falta um Etíope para salvá-lo. (Um Etíope salvou o profeta Jeremias)
Mas há muitos pais que também estão sendo jogados pelos filhos em alguns poços.
2 - O POÇO DO ESQUECIMENTO. Quantos pais são jogados hoje num asilo ou numa casa para idosos e pouca visita recebem?
3 – O POÇO DO DESEMPREGO.
Uma pessoa desempregada perde sua autoestima por não poder ajudar e sustentar sua família.
4 – POÇO DA FRIEZA. Quantos pais são ignorados pelos seus filhos presos no celular e não recebem nenhum abraço, nenhuma atenção e nenhum elogio de ninguém.
5 – POÇO DO DESRESPEITO.
Quantos filhos não escutam os conselhos e as orientações dos seus pais e são tratados com agressões, insultos e ofensas.
6 – POÇO DA DOENÇA, DO STRESS.
Um pai cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de um pai. Temos que cuidar do cuidador.
7 – POÇO DO CEMITÉRIO.
Após a morte ninguém mais fala do pai ou reza pelo pai.
8 – POÇO DO ABANDONO.
Muitos pais ABANDONAM E jogam seus filhos e suas famílias num poço da indiferença. Homens que fizeram um filho, mas não assumiram A MISSÃO DE PAI. Homens que abandonaram a família e não ajudam e nem visitam seus filhos. Homens que fizeram um filho, mas mandaram matar, abortaram. Só no Brasil são de 800 mil a 1 milhão de abortos por ano.
Fazer um filho é diferente de fazer uma música, de escrever um livro ou de construir uma casa.
Fazer um filho é iniciar 3 grandes alicerces da sociedade.
1 - A FAMILIA. A alegria que traz uma criança, os primeiros passos, as primeiras palavras, cada etapa da vida. É uma escola da felicidade, ali se ensina o amor, as relações humanas, amar, ser amado, partilhar.
2 - UMA IGREJA DOMÉSTICA. O Pai é a imagem do bom pastor que irá conduzir seu filho as verdes pastagens. O pai deveria ser o mestre que vai ensinar o caminho de Deus, da verdadeira felicidade, ensinar a oração, o caminho da Igreja. Muitos terceirizaram isso para os catequistas.
3 - UMA ESCOLA. Todo Pai deve trazer para si a responsabilidade de educar e ensinar seu filho. Não pode terceirizar e delegar para o celular e só para a escola.
FINALIZANDO
O QUE TEMOS QUE FAZER?
REACENDER O FOGO DO AMOR DIVINO, O FOGO DA FÉ.
Jesus disse do evangelho desse domingo: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso (Lc 12,49-53).
Esse fogo é o Espirito Santo, o renovador dos corações e das mentes para que sejamos Etíopes uns para os outros e não principes.
VEM ESPÍRITO SANTO REACENDA O FOGO DO AMOR DIVINO EM NÓS E RENOVE EM NÓS o amor, a paciência, a bondade, a liderança, a mansidão, a doçura, o respeito, o o dom de elogiar e valorizar para formamos filhos felizes.Diz uma linda canção:
“SEGURA TEU FILHO NO COLO, SORRIA E ABRACE SEUS PAIS ENQUANTO ESTÃO AQUI. QUE A VIDA É TREM BALA PARCEIRO, E A GENTE É SÓ PASSAGEIROS PRESTES A PARTIR” ( Ana Vilela)
Adroaldo Lamaison.