A Psicologia completa neste ano 60 anos de profissão reconhecida no país, fruto do trabalho competente de psicólogas e psicólogos espalhados em todos os cantos do país, que atuam utilizando os conhecimentos científicos e psicológicos em prol da dignidade humana.
No TJRO já se somam 69 psicólogos atuando em diversas frentes de trabalho, desde o atendimento às vítimas de violência doméstica, infanto-juvenil, institucional, até o trabalho voltado a organização com todas as suas nuances vinculadas às relações de trabalho e saúde mental do trabalhador, inteligência financeira, sem esquecer das atividades no âmbito criminal do adulto, do ato infracional do adolescente, restaurativo e do trabalho de atendimento às famílias em conflito, seja por questões de guarda ou situações de violência, entre tantos outros trabalhos realizados e em todos eles o respeito à dignidade da pessoa e na defesa de direitos humanos.
Como se percebe existe um trabalho que não tem tamanho, nem peso, nem métricas objetivas, não é um trabalho objetivo, mas é um trabalho que exige preparação técnica e emocional, afetiva e psicológica.
Como um profissional da psicologia mostra seu trabalho ou o tamanho que ele tem? Não se mostra, não é possível mostrar, senão pelo sorriso das pessoas atendidas, pelo retorno delas para agradecer o atendimento recebido ou o respeito e dignidade que foi tratado, depois de uma vida de desrespeitos e violências generalizadas, pelos números que não aparecem quando se diminui as reincidências ou a quantidade de delitos praticados.
O trabalho da psicologia é fazer com que cada vez mais as pessoas precisem dela cada vez menos, criando autonomia psicológica.
Ao corpo de profissionais de Psicologia do Poder Judiciário de Rondônia, nosso muito obrigado pelo trabalho árduo realizado, com vocês a justiça é uma justiça com alma!