A Pública Central do Servidor agradece pela participação efetiva do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur) no III Congresso Extraordinário da Pública, realizado na Sede Social do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), em Guaratuba.
A participação dos representantes da entidade tem contribuído muito nos debates que estão sendo realizados durante as palestras e nos grupos de trabalho que buscam a elaboração de diretrizes e propostas de ações a serem desenvolvidas pela Pública em âmbito nacional, incluindo servidores de todas as esferas.
“A partir do momento que buscamos a união, o consenso, das entidades que representam os servidores públicos das três esferas de Poder e dos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, as conquistas começam a vir, porque estamos todos lutando pelo mesmo objetivo. Nós, como servidores públicos, precisamos pensar juntos como nos organizar institucionalmente e politicamente para fortalecer a luta que travamos nacionalmente”, pontua Wanderci Polaquini, Vice-Presidente da Pública.
Entre as principais discussões do Congresso estão: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6, que propõe a extinção gradual da contribuição previdenciária que hoje é confiscada dos servidores públicos aposentados e seus pensionistas; e também a votação dos projetos de lei que propõem o descongelamento do tempo da pandemia e a recontagem deste tempo para todos os efeitos.
Estamos também atentos a novas pautas reformistas, como a Reforma Administrativa; a toda movimentação em torno da regulamentação da convenção segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante o direito da representação sindical aos servidores públicos; e o acompanhamento de possíveis alterações em relação a estrutura sindical do país.
A Pública Central do Servidor tem hoje o reconhecimento do Presidente da República, de Ministros e Secretarias de Ministérios. Em todas as pautas que tratam de questões de servidores públicos e são discutidas no Congresso Nacional, a Pública é convidada a participar das audiências e debates. Precisamos estender todo esse trabalho que fazemos nacionalmente para as bases de estados e munícipios.
”Estamos muito satisfeitos com a participação do Sinjur neste evento, em que representantes de entidades de servidores públicos de todo o país buscam, por meio dos debates e discussões, o alinhamento e o fortalecimento na luta pela obtenção de direitos e garantias que beneficiam todos os servidores públicos”, agradece Wanderci Polaquini.
O III Congresso Extraordinário da Pública Central do Servidor segue até domingo (4), nas instalações do Sindafep em Guaratuba, com o tema: "O papel da Pública na organização institucional e política dos servidores públicos brasileiros". Além das mesas de debate, o evento conta com a presença de palestrantes renomeados, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil Ricardo Berzoini e o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly.
“O evento tem o objetivo de fortalecer a classe dos trabalhadores do setor público, que fazem parte da Federação, dos Estados e dos Municípios. Agradecemos a participação efetiva dessa comitiva que está possibilitando uma troca de experiências muito importante com os demais sindicatos representativos do serviço público”, pontua Carlos Pereira Campos, presidente da Região Norte da Pública Central do Servidor.
VEJA O ANEXO: Nota de Agradecimento Sinjur